Segurança no surf
Respeitar o Mar, outros surfistas e seus próprios limites são princípios essenciais para a prática do surf.

      O surf dentre os esportes radicais, é relativamente seguro, porém cuidados básicos devem ser tomados para minimizar riscos. A maioria das ondas brasileiras quebram sobre fundos de areia, e à medida que isso acontece, uma grande quantidade de água é impulsionada na direção da praia. Esta água tem que retornar, e fazendo isto, forma canais por entre os bancos de areia que podem ser muito úteis no momento e varar a arrebentação. Porém exigem cuidados pois as correntes podem ser muito fortes.
      Normalmente praias que apresentam costões possuem ao lado destes, fortes valas em que a água retorna para o fundo podendo ser utilizadas pelos surfistas experientes.            
      Para minimizar riscos alguns cuidados e princípios básicos devem ser seguidos:  
 
1 - Antes de entrar na água, observe bem o que está acontecendo, os outros surfistas e as valas, aproveitando para realizar seu alongamento.
2 - Se você acha que não conseguirá voltar para a praia sem a sua prancha, não caia pois este é um fato comum em dias de ondas grandes. Muitos surfistas dependem totalmente das suas cordinhas, um grande erro, pois sua natação pode salvar sua vida.
3 - Se você for pego por uma corrente sem sua prancha, não tente nadar contra ela. Nade perpendicularmente a ela circulando a área da corrente e voltando a praia.
4 - Tente manter o controle sobre suas emoções, pois o pânico pode reduzir em muito suas chances de sucesso. Movimentos excessivos e respiração ofegante vão drenar sua resistência rapidamente. Um erro comum é fugir da zona de impacto, porém na maioria dos casos, tomar algumas ondas na cabeça é a maneira mais rápida de chegar logo à praia.
5 - Para os surfistas iniciantes outro bom conselho é fugir das ondas muito disputadas, evitando desta maneira colisões que podem ser muito perigosas.
6 - Uma outra boa iniciativa é evitar interceptar a trajetória de quem vem na onda quando se está remando de volta para o outside, mesmo que para isso o surfista tenha que enfrentar a espuma.
No mais, observados estes cuidados pegue sua prancha e divirta-se.